domingo, 2 de janeiro de 2011

Mente sã, Corpo são - significado


    Este provérbio latino “mens sana in corpo sanoé uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal, presume-se entre 509 a.C. – 27 a.C.
      A expressão “mente sã corpo são” simboliza mente saudável e corpo saudável. Significa bem-estar físico e mental.  Este provérbio pretende chamar a atenção para a união e complementaridade existente (ou que deve existir) entre o corpo e a mente.
   E para termos uma mente saudável e um corpo saudável temos de fazer exercício físico, descansar, ter uma boa alimentação, higiene física e oral, entre muitas outras coisas, que devemos realizar diariamente.
    O segredo para obter os melhores resultados está em cuidar do corpo e da mente ao mesmo tempo, por isso sugerimos algumas ideias:
    1.Procure concentrar-se apenas na  actividade que está a desenvolver, desligando-se por completo dos seus outros afazeres.
    2.Enquanto caminhar, preste atenção apenas na sua respiração.
    3.Pratique esta actividade regularmente. Não adianta praticá-la apenas nos fins de semana, ajuda mas não é o ideal. Faça dessa sua caminhada um hábito diário e procure torná-lo tão bom quanto possível. "MEXA-SE!"
    4.Atenção ao que come (!)
   Viver saudável... ser saudável... depende em muito de nós!


19 comentários:

  1. Respostas
    1. Bacana esta observação, pois acredito que tudo que pensamos com certeza vai refletir no nosso bem estar físico, com grande peso , agrupando todos esses comentário acima indicado.

      Eliminar
    2. ... No que diz respeito ao "Ser" este artigo é ótimo, parabéns!
      ... Mas o Corpo Físico, Santuário do Espírito, pensa, anda, fala, etc..., porque é movido por um Espírito imortal que dirige esse verdadeiro cosmo biológico. Se essa "consciência" for saudável, igualmente será o seu veículo físico.
      "Enquanto o Ser não for saudável espiritualmente, precisará da medicina da Terra frequentemente" - Chico Xavier.
      Abraços Fraternos - Médium Humberto Mendes.
      http://www.acaminhodasoliveiras.org.br/
      APRENDIZ DA PAZ I: https://www.facebook.com/aprendiz.dapaz.5

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Gente alguem pode mim ajuda com meu Trabalho de Ciências Eu quero saber oque é Corpo São..

    ResponderEliminar
  4. Pf mim ajude a entrega é 29/07/2014 rapido

    ResponderEliminar
  5. da ao mesmo significado de mente livre ou mentre sadia em um corpo sadio bom esta certa a frase a cima fala por favor que depois corrijo

    ResponderEliminar
  6. Somos os únicos seres em que o tamanho do cérebro AUMENTOU, o tamanho dos dentes diminuiu, e que estaria queimando menos calorias; sendo que o enfraqucimento dos músculos humanos, cozinhar os nossos alimentos, ingerir proteínas animais, e as mutações benéficas, possibilitou fornecer mais nutrientes aos nossos esfomeados neurônios...

    E isso foi fundamental para aumentar o poder do cérebro humano; pois a Nutrigenômica (possibilidade de influenciar o funcionamento dos genes pela alimentação, provou que ingerir mais tipos de nutrientes, e extrair mais nutrientes dos alimentos, ajudou no desenvolvimento de novos neurônios...
    E sobrou tempo para as atividades que também ajudaram aumentar a eficiência do cérebro humano.

    O cérebro humano usa os nutrientes retirados dos alimentos (pelo aparelho digestivo), como fonte de energia; a voracidade do cérebro humano é tão grande que os recém-nascidos inteligentes chegam a consumir mais de 50% do oxigênio que respiram...
    E do ponto de vista energético tal desperdício tem que valer a pena.

    O “Coeficiente de Encefalização” prova que o cérebro humano é MAIOR do que o esperado para o tamanho do corpo. Para o corpo relativamente diminuto que temos, o nosso cérebro deveria ser MENOR.
    Embora o cérebro dos gorilas, e dos orangotangos sejam semelhantes aos humanos; o cérebro humano é 03 vezes MAIOR do que o cérebro humano.

    Além do exeço de Testosterona inibir a inteligência, o desempenho intelectual do cerebral humano é inversamente proporcional a CAPACIDADE dos músculos; pois quando os músculos humanos consomem muito oxigênio, e muito nutrientes, quase não sobra para o esfomeado cérebro.
    Em 2012 Thomas McAllister do Dartmouth College, nos EUA constatou que quando se trata de habilidades cognitivas 1 em cada 4 indivíduo MAIS musculoso pontuou MENOS do que os poucos musculosos.

    ResponderEliminar
  7. Podia melhorar esse texto, apagando.
    E NOISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderEliminar
  8. quem criou este site eh um mini eistein

    ResponderEliminar
  9. Olá, gostei do artigo!
    Também achei muita coisa interessante neste site: https://mentesacorposao.com/

    ResponderEliminar
  10. Texto com alguns erros,mas na sua maioria é interessante.

    ResponderEliminar